O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Santa Cruz provê uma formação que capacita o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação.
As características fundamentais desse profissional são: conhecimento e domínio do processo de projeto para construir a solução de problemas com base científica; capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas; formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e expressão.
O egresso do curso é um profissional apto a resolver as seguintes classes de problemas: modelagem e especificação dos problemas do mundo real, com o uso de técnicas apresentadas no Curso; implementação de sistemas de computação; construção da solução do problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original, bem como está apto a absorver e desenvolver novas tecnologias. O Profissional egresso do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação estará apto a desempenhar, entre outras, as seguintes atividades:
- Gerenciar equipes de desenvolvimento de sistemas;
- Prestar serviços de assessoria e consultoria nas diversas áreas da Ciência da Computação;
- Acompanhar, estudar e aplicar novas tecnologias procurando assegurar a modernização dos sistemas, a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, associados à redução dos custos operacionais;
- Desempenhar atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa na área de informática;
- Projetar, desenvolver e utilizar metodologias avançadas de programação na resolução de problemas;
- Projetar, desenvolver, analisar, ajustar e utilizar softwares de redes de computadores;
- Projetar, desenvolver e utilizar metodologias avançadas de modelagem de sistemas de informação;
- Participar compondo ou coordenando atividades de Engenharia de Software segundo as metodologias mais adequadas e consagradas pela ciência e pelo mercado.